dimanche, mars 12, 2006

Educação

O cidadão cearense é mau educado por natureza.

As vezes tenho vergonha de agir educadamente em público. As pessoas me olham como se fosse um extraterrestre, com um olhar que só é comparável ao lançado quando me atrevo a ler na frente de desconhecidos.

Tenho o costume dar bom dia, boa tarde e boa noite ao motorista de ônibus e ao trocadorpara todos, desde o mais simples gari ao mais eminente desembargador. Na grande maioria das vezes recebo um olhar penetrante que parece querer me dizer que aquela minha atitude foi extremamente ofensiva. Diante desses olhares, baixo minha cabeça sentindo um pouco de vergonha por ter sido educado. "Que cara idiota, me dando bom dia" deve ser a frase que passa na cabeça de alguns. Ou talvez simplesmente estejam tão acostumados a falta de educação em geral que simplesmente ficam abismados quando alguém os cumprimenta.

Porém, de vez enquando algo nos causa uma boa surpresa. Esses dias andava no ônibus e o motorista me deu boa noite e até desejou um bom fim de semana pra mim. Enchi-me de orgulho e respondi-lhe o cumprimento, desejando um fim desemana igualmente agradável. A atitude daquele homem tão simples mostrou mais uma vez que o estereótipo as vezes está errado. Nunca fiquei tão feliz com o cumprimento de alguém. Quem sabe a nossa população ainda tenha jeito.

Comédias de uma vida cada vez mais educada.

3 commentaires:

mariella fassanaro. ou mari. ou ella. a dit…

eu já desisti de tentar, mas acho que não é bem assim. cortesia e gentileza só fazem tudo melhorar. keep going, keep going. :]

Anonyme a dit…

Menino, pensei q so acontecesse comigo!!!!
É assim mesmo, mas nao mude!
Bjos!
Fafa

Anonyme a dit…

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»